}

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como economizar apenas com cortes inteligentes no orçamento



Quando eu era pequena, costumava ir ao supermercado e ficar observando minha mãe enquanto ela pesquisava preços e buscava as frutas e hortaliças da estação. Hoje, com quase 40 anos, três filhos e uma carreira de duas décadas como economista, tenho a consciência de quanto aprendi com isso. Você pode até achar que eu e as mulheres que não se sentem à vontade com números - o seu caso, talvez - não temos nada em comum. Errado. Você, como eu, provavelmente teve a primeira aula de economia com a sua mãe. E foi lá atrás, com a minha, que descobri que dá para economizar o equivalente a um salário no decorrer de um ano. Para isso, porém, é preciso manter uma relação positiva com o dinheiro, o que, mais do que conhecimento de finanças, exige capacidade (e vontade) de fazer as escolhas certas.
Concentre-se no seu sonho
Se, ao ouvir a palavra planejamento, você logo pensa em restrição, reveja sua postura. Em vez de lamentar as perdas, sonhe com o que poderá realizar com o dinheiro que guardar. Equilibrar o orçamento exige alguns sacrifícios, mas adotar uma rotina saudável também exige, não é? Nem por isso você deixou de acordar mais cedo para se exercitar na academia.
Economizar não é poupar
Você não tem dívidas no cartão e paga em dia o aluguel e o condomínio. Apesar da situação aparentemente sob controle, não consegue guardar dinheiro. Portanto, como você não conta com uma reserva, é provável que vá enfrentar dificuldades financeiras caso seja surpreendida por uma emergência. Sabe qual o seu erro? Preocupar-se demais em economizar e não em poupar. Apesar de serem usadas como sinônimas, essas duas palavras têm um sentido distinto. Como convivi durante boa parte da vida com a hiperinflação, me habituei a pesquisar preços. Mas o esforço pouco adiantava, porque acabava gastando esse dinheiro de outras formas. Em resumo, eu economizava, mas não poupava...
Faça escolhas corretas
Poupar depende das escolhas que fazemos todos os dias. Você deve, sim, usar seu dinheiro para se divertir, comprar roupas, viajar - afinal, ninguém é de ferro! O segredo é gastar menos do que recebe. Comece controlando seus impulsos. Faça como a turma dos Vigilantes do Peso: na hora da fome, distraia a mente com outra coisa. Em vez de ir ao shopping, vá ao parque, leia um livro. Pergunte-se: será que eu preciso disso ou simplesmente desejo? Se a resposta demorar mais que alguns segundos, é provável que você esteja sendo vítima de um impulso de consumo.
Inteligente corte de gastos
Agora, a dieta financeira. Recomendo focar nas grandes despesas e nos gastos invisíveis. Alimentação responde por cerca de 20% do gasto do total mensal. Se você baixar essa conta em 10% terá, automaticamente, cortado 2% das despesas mensais. Ou seja, proponho que você reduza o supermercado de 200 para 180 reais. Não é nenhum absurdo. Pesquise produtos de marca própria e opte por alimentos frescos e da safra, mais saudáveis e baratos. Também merecem atenção as despesas pessoais e com vestuário. Em média elas perfazem de 10 a 18% do total. Tenha como meta diminuí-las em 20% e terá cortado entre 2 e 4% do gasto total. Por exemplo: troque o cinema seguido de restaurante por um DVD com amigos em casa. Só com pipoca, refrigerante e entradas você economiza quase 14 reais por sessão. Outra questão é enxergar gastos invisíveis. Coloque no papel quanto você desembolsa por dia com o cafezinho (2 reais), o lanche da tarde (4 reais), a garrafa de água (1,50 real) que compra na hora do almoço ou com o cigarro (2 reais). Faça as contas. Você cortou entre 4 e 6% dos grandes gastos e ainda economizou 2 600 reais por ano em despesas que fazia quase sem perceber!
Cuide do seu dinheiro!!
Vivemos em média sete anos a mais que os homens, um ótimo motivo para investirmos em nós mesmas, sem esperar ajuda de governo, marido ou filhos. Por isso, poupe sempre. Comece guardando 5% do seu salário mensal e, aos poucos, vá aumentando esse percentual. Para seu dinheiro crescer, aprenda a investir: há produtos para todos os gostos e bolsos e sites que podem ajudá-la.
Fonte:Revista claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Boucing Red Bow Tie Ribbon

Deixe aqui seu comentario!

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner