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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quanto de sal e sódio devemos ingerir por dia?

O sódio retém líquido?

Nosso organismo utiliza uma série de recursos para manter o equilíbrio dos líquidos do corpo. Quando os níveis de sódio ficam altos no sangue, ocorre a liberação de alguns hormônios resultando na retenção de líquidos. Esse efeito pode aumentar o volume de sangue circulante e sobrecarregar o coração, elevando a pressão arterial. Pessoas que sofrem de hipertensão se beneficiam claramente da redução da ingestão de sal e sódio. Bons hábitos alimentares também auxiliam no controle da pressão arterial, como ingerir mais fibras e menos alimentos ricos em gordura animal saturada. Alimentos ricos em cálcio também contribuem para o bom controle da pressão arterial.


Quanto devemos ingerir?

Não devemos consumir mais do que 1.800 mg a 2.300 mg de sódio por dia. Muitos substitutos do sal contêm potássio no lugar do sódio e podem ser utilizados por quem tem pressão alta, melhorando o sabor da comida. Porém, vale lembrar que se uma pessoa faz uso de medicamentos para pressão ou é portador de doença renal, deve antes consultar um médico, pois o excesso de potássio pode levar a arritmias cardíacas.


Redação Terra

  •   Diminua o sal e compense com ervas


Diminuir o sal nas preparações não é sinônimo de comida sem gosto. Para isto, as ervas são excelentes aliadas, pois são aromáticas e saborosas. Basta variar as ervas adicionadas como: estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e cebolinha.



  • Como evitar o consumo excessivo de sal


Além de não exagerar no sal no preparo dos alimentos, é preciso cuidado com os alimentos industrializados (até os doces, balas, bolos e biscoitos) que incluem esse tempero de forma camuflada. O melhor é conferir a composição na embalagem e preferir alimentos e temperos naturais.
o Não acrescente sal aos alimentos já prontos.
o Nunca tenha um saleiro à mesa.
o Evite conservas e enlatados como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito.
o Prefira alimentos frescos em vez dos processados.
o Evite o aditivo glutamato monossódico utilizado em alguns condimentos e nas sopas pré-preparadas.
o Dê preferência ao queijo branco ou ricota sem sal a outros tipos de queijo.
o Evite salgadinhos para aperitivo com adição de sal, como batata frita, amendoim e tantos outros.
o Evite embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame).
o Substitutos do sal ou sal diet podem ser úteis para algumas pessoas, mas só devem ser consumidos sob orientação médica ou de nutricionistas.

Fonte: Revista Água na Boca


2 comentários:

  1. Gostei muito dessa matéria.
    Quando poder fale tbm. a respeito de problemas renais. Obrigado....

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