}

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vida a dois: ficção ou realidade?


Avalie se você não tem esperado da pessoa amada atitudes que só existem em filmes românticos

Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com

Receber flores diariamente da pessoa amada, elogios constantes, presentes inesperados ou até mesmo ouvir “eu te amo” a cada encontro – ações comuns de quase todo início de namoro –, nem sempre têm continuidade após o casamento. Quando esses tipos de atitudes que dão enredo aos filmes românticos se tornam referência para um relacionamento a dois, a frustração pode ocasionar conflitos entre o casal.
Há casos de pessoas que não baseiam a própria relação em obras de ficção, mas se deixam influenciar pela união de outros casais, querendo trazer para dentro do casamento, atitudes e comportamentos específicos de terceiros. “A comparação entre o seu relacionamento e o do seu próximo é algo que prejudica muito. Existem aqueles que não conseguem viver sem se motivar nas situações de alguém, mas, enquanto você analisa aos demais, a sua vida não se desenvolve. Use o tempo para melhorar a sua vida a dois”, alerta a psicóloga Mayara Ribeiro Dotta, especialista em relacionamento humano.
Para o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor (*), bispo Renato Cardoso, é importante que a pessoa avalie bem seu círculo de amizades, pois ele pode ter grande influencia sobre as decisões dentro da relação. “Algumas delas veem o pai e a mãe sofrendo e acham que também irão sofrer. O indivíduo acaba projetando o futuro dele em cima do presente dos outros”, destaca.
Ele também ressalta que o problema não é o casamento, como muitos pensam, mas, sim, o que as pessoas fazem depois que casam. Para esclarecer melhor sobre o assunto, bispo Renato faz questão de dar dicas aos que vivem cometendo essas falhas, para evitar que o relacionamento tenha prazo de validade. “Procure fazer da sua união um motivo de alegria. Aproveite cada dia para surpreender a pessoa amada. Converse mais, elogie, agrade e não fique fazendo comparações com os demais ao seu redor. Ninguém gosta de ser comparado com outros. Além disso, procure relevar as pequenas coisas do dia a dia. Pois, se você for apontar tudo o que lhe chateia, o seu relacionamento só vai ter problemas”, alerta.
Aconteceu comigo
“Já comparei a minha vida sentimental com uma amiga muito próxima. O relacionamento dela sempre foi muito agradável, eles discutiam bem pouco e eu percebia que estavam sempre conversando e discutindo ideais ou formas de melhorar o namoro. Muitas vezes, eles estavam juntos e o fato de se distanciaram por poucas horas já provocava saudade”, lembra a contadora J.F.A.
Segundo ela, como já estava chateada com seu relacionamento, esses pensamentos contribuíram ainda mais para que ficasse insatisfeita e não fizesse nada para mudar. “Comentei com meu parceiro sobre o que pensava e ele me falou na época que cada pessoa era de um jeito. O namoro não continuou.”
Dicas de como melhorar seu relacionamento
- Pense o que você pode fazer de diferente para melhorar a sua relação;
- Não fique olhando para trás e nem ao redor;
- Não force o outro a ser quem você quer;
- Amor é inteligência, ele não é sentimento;
- Não fique com o pé atrás de fazer nada. Isso só atrapalha;
- Elogie o lado positivo da pessoa amada. Ela ficará feliz e fará de tudo para melhorar;
- Não discuta, aproveite para debater assuntos.

(*) O programa Escola do Amor é transmitido diariamente, às 15h, pela IURD TV (www.iurdtv.com), e aos sábados, ao meio-dia, pela Rede Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Boucing Red Bow Tie Ribbon

Deixe aqui seu comentario!

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner