}

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Relacionamento dos pais com a escola é fundamental para o bom rendimento dos filhos


Isso incentiva e gera confiança

Por Tany Souza
tany.souza@arcauniversal.com

Participar da vida escolar da criança vai muito além de deixá-la na porta do colégio. Os pais têm participação fundamental no desempenho dos filhos, seja acompanhando o que acontece na escola ou mesmo estando ao lado deles no momento em que fazem a lição de casa.
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, os pais creditam a si mesmos 77,22% da influência sobre o desempenho escolar dos filhos. Mas, apesar de reconhecerem sua responsabilidade, uma parte significativa acredita que é compromisso da escola ensinar os valores às crianças e aos adolescentes.  “Trata-se de um trabalho conjunto, que envolve professores e familiares”, conta a pedagoga Márcia Murillo.
Para ela, a companhia do adulto na realização das atividades extraclasse proporciona à criança o encontro entre gerações, assim como a possibilidade de desenvolver a confiança em si e no mundo que a rodeia. “Falar com os professores e cultivar um ambiente familiar que respeite o próximo desde a primeira infância são alguns pontos essenciais para os pais que desejam proporcionar aos filhos experiências significativas, que contribuam no processo de aprendizagem.”
Foi o que aconteceu com a supervisora de auditoria de rede Priscila Galdeano e seu filho Guilherme, de 10 anos, que há 2 anos começou a apresentar baixo rendimento escolar. “Eu percebi que as notas dele estavam caindo e resolvi acompanhar de perto. No começo foi estressante, porque ele não estava acostumado com este acompanhamento, mas depois os resultados vieram e até a nossa relação ficou mais forte, com mais confiança.”
Priscila conta que, a partir daquele momento, este cuidado com o aprendizado do filho se tornou rotina. “Começo perguntando como foi o dia na escola, com quem conversou, que matéria aprendeu, olho os cadernos, agenda e, no desenvolver do diálogo, nos entendemos.”
Auxiliar nos deveres de casa, incentivar a leitura e se envolver nos eventos escolares são formas de melhorar essa relação entre pai e filho no que diz respeito à educação, pois com isso a criança se sente mais importante na vida familiar, o que contribui para o aprendizado.  “Os pais precisam estar próximos, para esclarecer as dúvidas dos filhos, mas nunca fazer a tarefa no lugar deles. Desta forma, contribuem efetivamente para a construção da autonomia da criança”, finaliza Márcia.

2 comentários:

  1. Oi flor..adorei o post,com certeza o acompanhamento é muito importante =D
    Adorei o blog e já me tornei seguidora,passa lá em Coisas De Mulher e participe também do meu espaço,bjos flor até!!
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaa amiga!Obrigado pela visita fico honrada com sua presença aqui.Com toda certeza visitarei sempre seu blog inclusive já visito e amei mesmo, não costumo dizer isso a todas não. Mais o seu blog é lindo com muito conteúdo e de ótima qualidade.Já me cadastrei lá viu?Bijusss volte sempre Deus a abençoe.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Boucing Red Bow Tie Ribbon

Deixe aqui seu comentario!

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner