}

sábado, 24 de março de 2012

A Mulher V - Ela se cuida

Durante esta semana, publicaremos trechos do livro "Mulher V", de Cristiane Cardoso, para que sirvam para reflexão


"Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e púrpura."

                                              Provérbios 31:22

Enquanto crianças, crescemos pensando que somos princesas merecedoras da atenção de todos. Uma simples sandália de salto alto ou um colar brilhante é suficiente para fazer-nos sentir a menina mais bonita do quarteirão! Aí, crescemos e começamos a ler revistas, assistir a filmes e programas de TV, e acabamos absorvendo o seu conceito de “beleza verdadeira”. Olhamos para o nosso corpo e percebemos que não fazemos parte daquele grupo. Mil ideias vêm à nossa mente, dizendo: “Somente as pernas longas e magras são maravilhosas”, “as loiras se divertem mais”, “encolha para o tamanho zero e você vai ficar linda como ela”, “fulana é a mulher mais bonita do mundo, pena que você não seja como ela” e “rugas, olheiras, e papos? Menina, faça alguma coisa com o seu rosto!”

Então, nos olhamos no espelho e começamos o ataque.

Quem deu à mídia o poder de decidir o que é bonito e o que não é? Você deu? Eu definitivamente não dei! Nós é que deveríamos decidir o que é bonito para nós.

É aí que entra a Mulher V. Essa mulher me surpreende a todo instante. Ela cuida de sua família, de suas finanças, de sua casa, das pessoas necessitadas, e ainda tem tempo para cuidar de si mesma. Eis aí uma coisa que raramente se vê hoje em dia. Ou é oito ou é oitenta: ou ela é aquela mulher maravilhosa que dá comida aos desabrigados e serve em sua igreja, mas está fora de forma e veste roupas de duas décadas atrás, ou então ela é aquela mulher preocupada com sua imagem e posição social que só vive para cuidar de sua aparência ou de sua casa e família. Às vezes eu me pergunto o que aconteceu com as mulheres no decorrer dos anos que nos separou tanto de nossas raízes. Teria isso alguma coisa a ver com o movimento feminista que nos afastou de nossos valores originais?

A Mulher V viveu numa era pré-feminista e, pelo que temos lidos até agora, parecia ser bem feliz daquele jeito. Ela se cuidava. Você sabia que quando está feliz consigo mesma, também se cuida mais?

Pense nas vezes em que esteve doente e em como foi difícil para você encontrar uma roupa para vestir, simplesmente porque não tinha ânimo. Está tudo relacionado: desde a maneira como você se sente em relação a si mesma até a maneira com que se cuida. Se você está triste, afasta-se dos outros, e provavelmente veste roupas escuras e sem vida, sem sequer se dar conta! Está no seu subconsciente, muito profundo para ser notado.

Sendo assim, o segredo do cuidado de si mesma começa com a sua atitude. Não basta você dizer que vai começar a se cuidar e seja o que Deus quiser. Primeiro, precisa estar consciente de por que deve se cuidar.


(*) Trecho do capítulo ”Ela é batalhadora", do livro “A mulher V – moderna, à moda antiga”, de Cristiane Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Boucing Red Bow Tie Ribbon

Deixe aqui seu comentario!

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner