}

terça-feira, 15 de maio de 2012

Como lavar seus pincéis?


Depois de muito errar nessa vida (já cheguei a afundar meus pincéis em um balde d’água – meu coração dói só de lembrar), finalmente descobri o jeito certo de lavar meus pincéis. Li em diversos blogs, vi vídeos no Youtube e, de acordo com o meu livro do Duda Molinos, estou fazendo tudo certo! =)
Por que lavar seus pincéis?
Porque você não quer que eles virem um ninho de bactérias. Porque passar um pincel sujo e infectado no rosto é pedir para ter problemas de alergia e espinhas. Porque você quer que eles durem mais e mantenham a sua qualidade.
De quanto em quanto tempo devo lavar meus pincéis?
Pincéis de uso diário, como pincéis de base e pó, que acumulam muito produto, devem ser lavados todos os dias com uma solução de limpeza rápida. Além disso, é necessário lavar todos os seus pincéis de forma profunda uma vez a cada duas semanas.
Como fazer?
Tirei algumas fotos de cada passo:
P1010509
1. Molhe o seu pincel em água corrente morna. CUIDADO para não molhar acima da parte do metal ou virá-lo de cabeça pra cima, o que pode fazer com que a água entre dentro do pincel apodrecendo sua madeira.
P1010511
2. Use shampoo neutro (cabelos normais a oleosos) para uma limpeza profunda. Os shampoos para bebês são perfeitos pois têm menos produtos químicos e são mais suaves.
P1010513
3. Para limpar seus pincéis, coloque um pouco de shampoo na palma da mão, e com movimentos de vai e vem, vá limpando as suas cerdas. Com o meu kabuki, por exemplo, que eu gosto de usar em movimentos circulares sobre o produto e sobre o meu rosto, eu limpo da mesma forma, também fazendo movimentos circulares sobre o shampoo na minha mão. Apenas tenha cuidado, seja delicada para não arrebentar, soltar ou amassar as cerdas.
P1010516
4. Enxágue novamente em água corrente morna. Cuidado para não molhar acima da parte de metal!
P1010518
5. Essa dica eu peguei do livro do Duda Molinos. Condicionar as cerdas do seu pincel as mantêm ainda mais macias. Eu uso um condicionador normal. Aplico gentilmente.
P1010520
6. Deixo o pincel descansar com o condicionador, para este agir, e enquanto isto, vou lavando os outros pincéis.
P1010522
7. Enxágue novamente em água corrente morna. Cuidado para não molhar acima da parte de metal!
P1010523
8. Enxugue o pincel tentando tirar o máximo de água de suas cerdas. Eu faço este movimento até embaixo, tirando toda a água dele.
P1010524
9. Seque o cabo do pincel com uma toalha e o deixe secar ao natural, de um dia para o outro, em um lugar arejado sobre uma toalhinha.
Com relação à limpeza rápida que eu mencionei lá em cima, algumas marcas vendem produtos para limpar pincéis. A MAC tem o Brush Cleanser, que é super popular e perfeito para esta limpeza rápida. Como aqui no Brasil o seu preço pode ser bem salgadinho, eu recomendo uma mistura caseira que vi em umvídeo da internet.
Como fazer?
Junte em um recipiente:
1 xícara de chá de água mineral.
1/4 de xícara de chá de álcool 70%.
1/2 colher de sopa de detergente – de preferência um que não ataque as mãos.
1/2 colher de sopa de shampoo – novamente, os de bebê são os melhores.
1 colher de sopa de condicionador sem enxágue de preferência líquido ou em gel.
Cuidado na hora de mexer, faça com delicadeza para não haver muita espuma.
Coloque tudo em um vidrinho de shampoo vazio (e limpo) e voilá!!!
Para fazer a “limpeza rápida”, borrife um pouco desta mistura no pincel ou derrame um pouquinho sobre ele ou sobre a sua mão e o esfregue em uma toalhinha. Isto irá tirar a maior parte dos resíduos e deixar seu pincel pronto para o uso.
Esse tipo de limpeza é perfeito para pincéis de sombra, para deixá-los sempre limpos e não misturar cores.
Retirado deste blog que recomendo-Vanityqueesns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Boucing Red Bow Tie Ribbon

Deixe aqui seu comentario!

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner