}

domingo, 4 de dezembro de 2011

AS MOTIVAÇÕES DE UM SERVO DE DEUS



 Êxodo 35.4,5,20-22,29; 36.1,2 O serviço cristão não é pesado nem enfadonho. Não é uma carga que tenhamos que suportar como uma espécie de martírio que nos é imposto. O verdadeiro servo de Deus não se sente oprimido pelo seu Senhor; ao contrário, ele tem prazer em servir, servir através da consagração de suas habilidades, doação de valores, bens, tempo e por aí vai. Isto ocorre porque ele tem uma motivação que o mundo não conhece. As pessoas sem Deus, em geral, são guiadas pelos elogios, dinheiro, fama, poder, vantagens, mas o servo de Deus tem outros tipos de incentivos. Nesta noite quero compartilhar com vocês quais são as motivações que impulsionam o genuíno servo de Deus a honrar seu senhor com a sua vida e bens. O texto que lemos nos ensina o que motivou o povo de Israel a trazer ofertas e a trabalhar com alegria na construção da tenda da revelação, o tabernáculo, o templo móvel de Deus no deserto, a ponto de ser pedido às pessoas que parassem de ofertar, pois estavam sobrando contribuições. Pois bem, o que motiva um servo de Deus a fazer a obra de seu Senhor? 1. Um servo é aquele que é movido pela palavra de Deus – Êxodo 35. 4,5 – Moisés dirige- se ao povo na intenção de vê-los participar, contribuir, ofertar. Pela sua autoridade como grande líder ele poderia exigir obediência e submissão, pois afinal de contas ele guiou aquele povo do cativeiro para a liberdade. Humanamente falando, eles deviam muito a Moisés. Sua palavra deveria ser lei inquestionável. Mas não é assim que ele procede. Ele convoca o povo com base na Palavra de Deus e não na dele próprio. Por quê? Porque em primeira instância o compromisso que o povo de Deus tem que apresentar não é com homens, mas com o Senhor que nos separou para si. Por isto ele diz: “Foi isto que o Senhor ordenou...”. Queridos, ouvir e atender à palavra de Deus é sinônimo de estarmos no rumo certo e alcançarmos a vitória. A palavra do Senhor não é um fardo, mas sim alegria e prazer, pois Deus jamais me pedirá algo que eu não possa cumprir e que não venha gerar benção para minha vida. Todo filho bem sucedido é caracterizado por uma vida de obediência aos pais. O primeiro mandamento com promessa é “Honra aos teus pais para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Se esta verdade tem aplicação no mundo físico, na relação de sangue, quanto mais na dimensão espiritual, em nossa filiação divina. Todo crente, ou seja, todo filho de Deus, tem que ouvir a palavra de Deus que é a Bíblia. E a Bíblia está cheia de orientações acerca de nossa doação voluntária, porque assim Deus o quer. Se você não tem dado ouvidos a esta palavra, alguma coisa está muito errada com sua vida, pois o compromisso e o prazer de cumprir as Escrituras são características do verdadeiro servo de Deus. Em Lucas 5 há uma narrativa que ilustra muito bem o que estou falando a vocês agora. Os discípulos haviam passado a noite toda em claro tentando pescar, mas nada conseguiram. Estavam frustrados, decepcionados, cansados. Aparece, então, Jesus e lhes diz: “Naveguem até onde as águas são mais fundas e lancem as redes”.
  1. O que Pedro responde? “Mestre, tentamos pescar a noite inteira e não pegamos um mísero peixe, mas sobre tua palavra lançaremos as redes”. Para a frase andou Pedro,e disse: “Jesus, esta ordem se fosse do meu irmão André, ou de Tiago e João, meus sócios, eu diria que é loucura e nunca realizaria tal ato. Mas, porque a tua palavra tem o melhor para mim, eu me submeto a ela”. E o que aconteceu? A pesca obtida foi a mais extraordinária que eles já haviam experimentado. Vale a pena obedecer a palavra de Deus. E o que ela lhe diz? Seja um servo, dando o que você tem de melhor em prol do Reino. Sobre a palavra de Deus lance as redes de uma vida de serviço sendo uma benção para todos: *  2. Um servo é aquele que é estimulado pela visão da glória de Deus – Êxodo 34.34,35 – Você pode imaginar o impacto desta visão para cada israelita? Moisés estava tão cheio da glória de Deus que ofuscava os olhos de quem o contemplava, a ponto de ter que usar um véu para ocultar o seu rosto resplandecente. A visão da glória do Senhor estimulava a cada um dos verdadeiros servos de Deus a continuarem disponíveis voluntariosos e foi depois desta visão que o povo decidiu dar de si para a construção do tabernáculo, pois a glória de Deus é manifesta sempre sobre os autênticos servos. 
Na fé Izabel Cristina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Boucing Red Bow Tie Ribbon

Deixe aqui seu comentario!

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner