Será que “ser usado” por Deus significa ter a “aprovação” de Deus?
A diferença entre ser usado por Deus e ser aprovado por Ele.
Eu estava orando sobre várias coisas, e disse assim: “Deus, me usa… Me usa para essas coisas…”
E então, enquanto eu orava pedindo a Deus que me usasse, o Espírito conduziu minha boca a uma oração, Ele colocou esta fala na minha boca, e sem que eu pensasse saiu assim:
“Mas não é só isso que você precisa orar, não é só: Me usa, me usa… O mais importante que você tem que orar é:
Me ajuda a obedecer a Sua direção, a obedecer aos Seus comandos e as Suas ordens. Isso é o mais importante.”
Mais importante que ser usado por Deus, é ouvir a Sua voz e obedecer aos Seus comandos.
É aí, “nesse lugar”, que muitos crentes se perdem.
Muitos não sabem de uma grande verdade:
Ser usado por Deus, não significa ter a aprovação de Deus.
Isso é um fato.
E da mesma forma: riquezas, boa condição financeira e boa aparência também não significam que a pessoa está sendo aprovada.
Muitos só atentam para o exterior, para os dons, para o quanto a pessoa é usada por Deus, mas não atentam para o caráter de quem está sendo usado por Deus.
Muitos querem ser usados, desejam isso acima de tudo… Sabe porque?
Porque ser usado por Deus atrai os “holofotes” para nós, atrai a atenção das pessoas, atrai o reconhecimento… E é isso que a nossa alma traiçoeira e enganosa tanto deseja: O reconhecimento das pessoas ao redor, o “aplauso”, o “tapinha nas costas” como sinal de aprovação.
Em outras palavras: A nossa carne deseja a vaidade, ela é suscetível a isso.
Mas será que está errado querer ser usado por Deus?
Claro que não.
O problema não está em “ser usado”. O problema é quando nós pensamos e acreditamos que isso é o máximo, que isso nos faz “bons”, que isso nos faz melhores que os outros, e que isso é tudo que precisamos para sermos aprovados. Que grande engano cometemos.
Sabemos que Deus opera em nosso espírito, ou seja, é do nosso espírito que fluem os dons espirituais, é dele que vem o mover de Deus em nós. É nesse lugar que “somos usados” por Deus, e esse, é um lugar em nós que não controlamos. Não temos o poder de controlar.
Porque?
Porque não temos controle sobre o nosso espírito?
Porque ele não nos pertence.
Ele não foi “comprado” por nós, não foi conquistado por nós.
O mérito não é nosso, é de Deus (agindo em nós). Por isso, ser usado por Deus é algo cuja glória e reconhecimento pertencem só a Deus
É Ele que decide usar quem Ele quiser, na hora e do jeito que Ele quiser.
A glória não é nossa, não somos nós que decidimos como ou quando Deus vai nos usar, mas é Ele quem decide e opera isso em nós.
Por causa da vaidade, da fama, do dinheiro e dos holofotes, muitos tem “mudado o foco”, mudado a meta, e perdido a direção da “porta estreita” e do “caminho estreito” (Mateus 7.14). Muitos crentes e ministros do Evangelho, tem deixado de ouvir a voz de Deus e de obedecê-lo, e trocado isso pelo ativismo de: fazer, fazer, fazer e ser usado “a todo vapor”.
“Ser usado por Deus” não pode ser mais importante que obedecer. Não pode nos envaidecer ou ocupar o nosso coração acima de “obedecer a Deus”, porque obedecer é mais importante que ser usado. E quando obedecemos, acaba que “ser usado” passa a ser uma conseqüência disso. Porém, para conseguirmos abrir mão dessa vaidade, precisamos entender como Deus opera, como Ele usa quem Ele quer, na hora e do jeito que Ele quer.
Por exemplo:
Há pessoas desobedientes que Deus usa.
Isso mesmo, estou dizendo exatamente isso que você está lendo: Deus pode usar pessoas desobedientes, e até mesmo pessoas que estão em pecado. Isso é um fato.
É lógico e é provável que Ele não use essas pessoas da mesma forma, ou na mesma intensidade que usa aqueles que O obedecem e que são santos, mas apesar disso, Ele usa sim.
Nesse caso, Ele não usa essas pessoas porque elas estão obedecendo a Ele, ou porque elas são “boas”, ou porque Ele as aprova, não.
Ele as usa simplesmente porque quer usar, e ponto final.
A Bíblia revela que Ele usou até uma mula, isso mesmo, Deus encheu uma mula com o poder dele e a usou para falar com o Profeta Balaão (Números 22:28,30).
Se Ele fez isso com uma jumenta, então imagina o que Ele pode fazer com um ser humano…
Por exemplo:
Pode ser que aquela pessoa (crente desobediente, ou em pecado) esteja no lugar onde Deus quer entregar um recado a alguém, por isso Deus usa a vida dela(e), mas não necessariamente quer dizer que a pessoa está sendo aprovada por Deus.
Pode ser que Deus esteja “usando” aquela pessoa (que está em pecado) simplesmente por amor a uma igreja onde aquela (pessoa desobediente) está, ou seja, Deus pode estar operando por amor aos que estão lá, e não por causa da pessoa. Deus usa, não porque a pessoa está sendo aprovada, mas por amor as ovelhas dEle.
O fato de Deus usar, e da pessoa fazer muitas coisas com o poder do nome do Senhor, não significa que essa pessoa seja boa, ou esteja sendo aprovada.
Veja como Jesus nos revelou isso em Mateus 7.21 :
Adaptado- Blog a Mulher Virtuosas
Fonte- sarahsheeva
Muito forte. precisava disso Obrigado d.Izabel por ser deixa ser usada por Deus para ajudar a muitos.
ResponderExcluirA Senhora e verdadeiramente uma Mulher Virtuosa.
Oi dna Izabel, meu nome é Adriana, ouvi o seu esposo dizer que tinha um blog e encontrei pelo seu nome, estou como obreira na catedral ainda não tive oportunidade de conhece-la pessoalmente, porém o Pr. Jefferson tem me ajudado muito, esta palavra realmente é muito forte, e me ajudou muitooo..obrigada.
ResponderExcluirOla,minha querida Adriana estou super feliz por sua visitinha.Conte conosco.Bijuss
Excluir